
Mirian Matulaitis
Psicologia e Psicopedagogia
Para pessoas e empresas
Av. Dr. Rudge Ramos, 110 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - S.P.
(11) 99647-0941

O QUE É A PSICOPEDAGOGIA?

A psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem, procurando entender como os fatores psicológicos e pedagógicos interagem para influenciar o desenvolvimento educacional e profissional do indivíduo. Visa identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem, promover o desenvolvimento integral, além de garantir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e personalizado, por meio de ferramentas mais efetivas para cada paciente.
A psicopedagogia busca entender como a mente e o corpo interagem com o processo de aprendizagem, ajudando a superar dificuldades e aprimorar o potencial de cada indivíduo.
Objetivos:
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Avaliar, Compreender e intervir nos processos de aprendizagem, especialmente em casos de dificuldades ou transtornos que possam afetar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes e o desenvolvimento acadêmico e profissional dos adultos.
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Promover programas de reabilitação e prevenção das funções cognitivas e motoras em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A dificuldade de aprendizagem é um dos temas mais desafiadores da atualidade.
Ela não afeta apenas as crianças, podendo se manifestar ao longo de toda a vida. No entanto, é na infância que costuma ser mais facilmente identificada, especialmente nos primeiros anos escolares, quando pais e professores começam a perceber sinais de dificuldades no processo de aprendizagem.
Vale destacar que nem toda dificuldade de aprendizagem está relacionada a um transtorno. Muitas vezes, ela pode ser consequência de fatores emocionais vivenciados pela pessoa, ou até mesmo de falhas nas práticas de ensino ou nos hábitos de estudo. Por isso, é essencial investigar cuidadosamente as causas envolvidas, pois são diversas e podem estar interligadas.
Entre os fatores que podem contribuir para dificuldades de aprendizagem, destacam-se:
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Questões neurobiológicas (relacionadas ao funcionamento do cérebro)
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Situações de vida estressantes
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Desequilíbrios emocionais
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Ambiente familiar desestruturado ou com pouco apoio
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Cansaço físico e mental
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Alimentação inadequada
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Desmotivação
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Uso excessivo de telas (celulares, computadores, entre outros)
O psicopedagogo é o profissional capacitado para identificar, analisar e intervir nesses casos.
Ele atua promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, adolescentes e adultos. Além disso, oferece programas de prevenção, estimulação e reabilitação cognitiva, inclusive para idosos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz em todas as fases da vida.
INTEGRAÇÃO DA PSICOLOGIA, NEUROPSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA

IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE:
A integração da Psicologia, Psicopedagogia e Neuropsicologia oferece uma abordagem abrangente para compreender e intervir no processo de aprendizagem, considerando aspectos cognitivos, emocionais e neurológicos. A Psicopedagogia, com base na Psicologia e Pedagogia, atua na avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem, enquanto a Neuropsicologia, um campo da Psicologia, explora as relações entre cérebro e comportamento, incluindo funções cognitivas como atenção, memória e linguagem. A Neuropsicopedagogia, por sua vez, integra os conhecimentos da Neuropsicologia na prática psicopedagógica, buscando otimizar o processo de aprendizagem ao considerar o funcionamento cerebral.
A integração dessas áreas permite uma compreensão mais profunda e abrangente do processo de aprendizagem, considerando os aspectos cognitivos, emocionais e neurológicos.
Essa abordagem interdisciplinar possibilita intervenções mais eficazes, personalizadas e direcionadas às necessidades de cada pessoa.
A colaboração entre psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos pode otimizar o processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar do ser humano.
Nossos serviços são fundamentados em uma abordagem multidisciplinar, com avaliação minuciosa e individualizada de cada caso, considerando a complexidade e as múltiplas dimensões envolvidas nos transtornos neuropsicológicos contemporâneos
ATENÇÃO - DIAGNÓSTICO TARDIO
Fique atento aos sinais das dificuldades e transtornos da aprendizagem.

O diagnóstico tardio pode comprometer a saúde mental e a qualidade de vida de muitas pessoas que desconhecem a sua real condição, dificultando o acesso aos tratamentos adequados e à uma vida mais plena e feliz.
QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO!
DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Apresentamos abaixo, alguns tipos de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Fique atento aos sinais e procure sempre ajuda profissional!

DISLEXIA
A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e soletrar, com origem neurobiológica. Pessoas com dislexia podem ter dificuldades em associar letras a sons, compreender textos, e manter a atenção na leitura. É importante ressaltar que a dislexia não está relacionada à inteligência e pode ser diagnosticada e tratada com apoio adequado.
O tratamento da dislexia envolve intervenções pedagógicas e apoio especializado para ajudar a pessoa a desenvolver estratégias de leitura e escrita. O diagnóstico precoce e o acompanhamento multidisciplinar, com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, são essenciais para o sucesso do tratamento.

DISCALCULIA
A discalculia é um transtorno de aprendizagem específico que afeta a capacidade de uma pessoa em compreender e manipular números e conceitos matemáticos. É importante distinguir a discalculia de dificuldades ocasionais em matemática, pois a discalculia envolve dificuldades persistentes e significativas, mesmo quando a pessoa tem bom desempenho em outras áreas. É fundamental um diagnóstico precoce da discalculia para que a pessoa possa receber o suporte adequado. O tratamento envolve intervenções pedagógicas específicas, como estratégias de ensino diferenciadas e adaptações curriculares. O objetivo é ajudar a pessoa a desenvolver suas habilidades matemáticas e minimizar o impacto da discalculia em sua vida.

TDAH
O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico que causa dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade, afetando a vida escolar, profissional e social.
O tratamento inclui medicamentos, psicoterapia comportamental e apoio psicopedagógico. Adaptações escolares podem ser necessárias.
Existem três tipos de TDAH: desatento, hiperativo-impulsivo e combinado (com todos os sintomas).
Sem tratamento, o TDAH não desaparece — ele cresce junto com a pessoa, afetando sonhos, relações e oportunidades, muitas vezes incapacitando a vida da pessoa e trazendo maiores dificuldades para a família.

TEA (AUTISMO)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), frequentemente chamado de autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. O termo "espectro" reflete a ampla variedade de sintomas e níveis de suporte necessários para cada indivíduo.
Características do TEA (Transtorno do Espectro Autista):
Interação social: Pessoas com TEA enfrentam dificuldades para iniciar e manter relações sociais, interpretar expressões faciais e entender sinais sociais.
Comunicação: Podem ter desafios na linguagem verbal e não verbal, como compreender gestos e usar a imaginação.
Comportamentos repetitivos: Tendem a apresentar ações repetitivas, interesses restritos e resistência a mudanças na rotina.
NOSSOS SERVIÇOS
Avaliação Psicopedagógica:
Realizamos avaliações detalhadas para identificar as dificuldades de aprendizagem, considerando fatores cognitivos, emocionais e sociais.
Diagnóstico:
Com base na avaliação, elaboramos um diagnóstico preciso das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo, utilizando várias técnicas e instrumentos, além da participação de outros profissionais na avaliação, quando necessário, como o psicólogo.
Intervenção Psicopedagógica:
Desenvolvemos planos de intervenção individualizados, utilizando técnicas e estratégias para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem, como leitura, escrita, atenção e memória.
Orientação e Acompanhamento:
Oferecemos orientação aos alunos, pais e professores, auxiliando na compreensão das dificuldades e na busca por soluções.
Prevenção:
Atuamos na prevenção de dificuldades de aprendizagem, identificando fatores de risco e implementando estratégias para promover um ambiente de aprendizagem saudável.
Programas de Estimulação e Reabilitação Cognitiva - individuais e grupos , atendendo todas as idades.
BENEFÍCIOS
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Identificação precoce de dificuldades
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Apoio personalizado
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Melhora do desempenho acadêmico e profissional
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Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais
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Desenvolvimento da capacidade de expressão, tomada de decisões, resolução de problemas
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Promovação do bem-estar, saúde integral e fortalecimento da autoestima
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Inclusão escolar
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Diagnóstico e desenvolvimento de planos de intervenções inter e multidisciplinares
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Maior eficácia e rapidez dos processos de desenvolvimento