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PSICOPEDAGOGIA

  • Avaliação e Intervenção - Dificuldades e transtornos de aprendizagem: TEA (autismo) , TDAH, Dislexia, etc.

  • Estimulação e Reabilitação Cognitiva​​

CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS, IDOSOS

O QUE É A PSICOPEDAGOGIA?

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A psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem, procurando entender como os fatores psicológicos e pedagógicos interagem para influenciar o desenvolvimento educacional e profissional do indivíduo.        Visa identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem, promover o desenvolvimento integral, além de garantir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e personalizado, por meio de ferramentas mais efetivas para cada paciente. 


A psicopedagogia busca entender como a mente e o corpo interagem com o processo de aprendizagem, ajudando a superar dificuldades e aprimorar o potencial de cada indivíduo. 


Objetivos:

  • Avaliar, Compreender e intervir nos processos de aprendizagem, especialmente em casos de dificuldades ou transtornos que possam afetar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes e o desenvolvimento acadêmico e profissional dos adultos.

  • Promover programas de reabilitação e prevenção das funções cognitivas e motoras em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A dificuldade de aprendizagem é um dos temas mais desafiadores da atualidade.

Ela não afeta apenas as crianças, podendo se manifestar ao longo de toda a vida. No entanto, é na infância que costuma ser mais facilmente identificada, especialmente nos primeiros anos escolares, quando pais e professores começam a perceber sinais de dificuldades no processo de aprendizagem.

Vale destacar que nem toda dificuldade de aprendizagem está relacionada a um transtorno.   Muitas vezes, ela pode ser consequência de fatores emocionais vivenciados pela pessoa, ou até mesmo de falhas nas práticas de ensino ou nos hábitos de estudo.    Por isso, é essencial investigar cuidadosamente as causas envolvidas, pois são diversas e podem estar interligadas.

Entre os fatores que podem contribuir para dificuldades de aprendizagem, destacam-se:

  • Questões neurobiológicas (relacionadas ao funcionamento do cérebro)

  • Situações de vida estressantes

  • Desequilíbrios emocionais

  • Ambiente familiar desestruturado ou com pouco apoio

  • Cansaço físico e mental

  • Alimentação inadequada

  • Desmotivação

  • Uso excessivo de telas (celulares, computadores, entre outros)

 

O psicopedagogo é o profissional capacitado para identificar, analisar e intervir nesses casos.
Ele atua promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, adolescentes e adultos. Além disso, oferece programas de prevenção, estimulação e reabilitação cognitiva, inclusive para idosos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz em todas as fases da vida.

INTEGRAÇÃO DA PSICOLOGIA, NEUROPSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA

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IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE: 

 

A integração da Psicologia, Psicopedagogia e Neuropsicologia oferece uma abordagem abrangente para compreender e intervir no processo de aprendizagem, considerando aspectos cognitivos, emocionais e neurológicos.      A Psicopedagogia, com base na Psicologia e Pedagogia, atua na avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem, enquanto a Neuropsicologia, um campo da Psicologia,  explora as relações entre cérebro e comportamento, incluindo funções cognitivas como atenção, memória e linguagem. A Neuropsicopedagogia, por sua vez, integra os conhecimentos da Neuropsicologia na prática psicopedagógica, buscando otimizar o processo de aprendizagem ao considerar o funcionamento cerebral. ​

A integração dessas áreas permite uma compreensão mais profunda e abrangente do processo de aprendizagem, considerando os aspectos cognitivos, emocionais e neurológicos. 

Essa abordagem interdisciplinar possibilita intervenções mais eficazes, personalizadas e direcionadas às necessidades de cada pessoa. 

A colaboração entre psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos pode otimizar o processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar do ser humano. 

Nossos serviços são fundamentados em uma abordagem multidisciplinar, com avaliação minuciosa e individualizada de cada caso, considerando a complexidade e as múltiplas dimensões envolvidas nos transtornos neuropsicológicos contemporâneos

ATENÇÃO - DIAGNÓSTICO TARDIO

Fique atento aos sinais das dificuldades e transtornos da aprendizagem.

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O diagnóstico tardio pode comprometer a saúde mental e a qualidade de vida de muitas pessoas que desconhecem a sua real condição, dificultando o acesso aos tratamentos adequados e à uma vida mais plena e feliz.  

QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO!

DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Apresentamos abaixo, alguns tipos de dificuldades e transtornos de aprendizagem.   Fique atento aos sinais e procure sempre ajuda profissional!

DISLEXIA

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e soletrar, com origem neurobiológica. Pessoas com dislexia podem ter dificuldades em associar letras a sons, compreender textos, e manter a atenção na leitura. É importante ressaltar que a dislexia não está relacionada à inteligência e pode ser diagnosticada e tratada com apoio adequado. 

O tratamento da dislexia envolve intervenções pedagógicas e apoio especializado para ajudar a pessoa a desenvolver estratégias de leitura e escrita. O diagnóstico precoce e o acompanhamento multidisciplinar, com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, são essenciais para o sucesso do tratamento. 

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DISCALCULIA

A discalculia é um transtorno de aprendizagem específico que afeta a capacidade de uma pessoa em compreender e manipular números e conceitos matemáticos. É importante distinguir a discalculia de dificuldades ocasionais em matemática, pois a discalculia envolve dificuldades persistentes e significativas, mesmo quando a pessoa tem bom desempenho em outras áreas.                É fundamental um diagnóstico precoce da discalculia para que a pessoa possa receber o suporte adequado. O tratamento envolve intervenções pedagógicas específicas, como estratégias de ensino diferenciadas e adaptações curriculares. O objetivo é ajudar a pessoa a desenvolver suas habilidades matemáticas e minimizar o impacto da discalculia em sua vida. 

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TDAH

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico que causa dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade, afetando a vida escolar, profissional e social.

O tratamento inclui medicamentos, psicoterapia comportamental e apoio psicopedagógico. Adaptações escolares podem ser necessárias.

Existem três tipos de TDAH: desatento, hiperativo-impulsivo e combinado (com todos os sintomas).

Sem tratamento, o TDAH não desaparece — ele cresce junto com a pessoa, afetando sonhos, relações e oportunidades, muitas vezes incapacitando a vida da pessoa e trazendo maiores dificuldades para a família. 

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TEA (AUTISMO)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), frequentemente chamado de autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. O termo "espectro" reflete a ampla variedade de sintomas e níveis de suporte necessários para cada indivíduo. 

Características do TEA (Transtorno do Espectro Autista):

Interação social: Pessoas com TEA enfrentam dificuldades para iniciar e manter relações sociais, interpretar expressões faciais e entender sinais sociais.

Comunicação: Podem ter desafios na linguagem verbal e não verbal, como compreender gestos e usar a imaginação.

Comportamentos repetitivos: Tendem a apresentar ações repetitivas, interesses restritos e resistência a mudanças na rotina.

NOSSOS SERVIÇOS

Avaliação Psicopedagógica:

Realizamos avaliações detalhadas para identificar as dificuldades de aprendizagem, considerando fatores cognitivos, emocionais e sociais. 

 

Diagnóstico:

Com base na avaliação, elaboramos  um diagnóstico preciso das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo, utilizando várias técnicas e instrumentos, além da participação de outros profissionais na avaliação, quando necessário,  como o psicólogo.

 

Intervenção Psicopedagógica:

Desenvolvemos planos de intervenção individualizados, utilizando técnicas e estratégias para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem, como leitura, escrita, atenção e memória. 

Orientação e Acompanhamento:

Oferecemos orientação aos alunos, pais e professores, auxiliando na compreensão das dificuldades e na busca por soluções. 

Prevenção:

Atuamos na prevenção de dificuldades de aprendizagem, identificando fatores de risco e implementando estratégias para promover um ambiente de aprendizagem saudável. 

Programas de Estimulação e Reabilitação Cognitiva - individuais e grupos , atendendo todas as idades. 

BENEFÍCIOS 

  • Identificação precoce de dificuldades

  • Apoio personalizado

  • Melhora do desempenho acadêmico e profissional

  • Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

  • Desenvolvimento da capacidade de expressão, tomada de decisões, resolução de problemas

  • Promovação do bem-estar, saúde integral e fortalecimento da autoestima

  • Inclusão escolar

  • Diagnóstico e desenvolvimento de planos de intervenções inter e multidisciplinares

  • ​Maior eficácia e rapidez dos processos de desenvolvimento

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